Descomissionamento de Plataformas e Oportunidades para a cadeia de Óleo e Gás é tema do Café com Energia

8ª edição do encontro recebeu público especializado para apresentar os principais investimentos no Brasil, especialmente no Nordeste

A 8ª edição do Café com Energia, encontro promovido pelo Sebrae Energia, abordou o tema “Descomissionamento de Plataformas e Oportunidades para a cadeia produtiva de Óleo e Gás”. O encontro mensal destinado ao público especializado no segmento de Óleo e Gás atendido pelo Sebrae Bahia foi realizado na Agência Sebrae Costa Azul, nesta quinta-feira (19). Os participantes puderam conhecer os principais investimentos em descomissionamento de plataformas no Brasil, especialmente no Nordeste, e as demandas necessárias para esta atividade e que podem impactar em oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas (MPE) da Bahia.

Na abertura, o analista técnico da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae Bahia (UAN), Fellipe Almeida, apresentou aos participantes a agenda do encontro destacando alguns pontos que estão previstos para 2024. “Temos um projeto robusto para o ano que vem que é o descomissionamento de algumas plataformas aqui na Baía de Todos-os-Santos, Sergipe, com bastante plataformas, e no Rio Grande do Norte com operações de descomissionamento que podem trazer oportunidades para as nossas empresas”, pontuou.

O consultor Eduardo Aragon foi responsável pela apresentação do Cenário de Descomissionamento de Plataformas no Brasil e Nordeste que, de acordo com ele, existe um novo modelo de destinação sustentável de embarcações da Petrobrás e seus prestadores de serviços precisam seguir as diretrizes estabelecidas. Ainda segundo o consultor, os estados da Bahia, Sergipe, Rio Grande Do Norte e Ceará já possuem um Programa de Descomissionamento De Instalações (PDI) previsto para acontecer em 2024.

“As micro, pequenas e médias empresas têm que começar a ficar atentas às exigências, senão não vão trabalhar. O descomissionamento ele vai desde o licenciamento regulatório à engenharia de projeto, não parece, mas tem muita coisa. Teremos uma grande quantidade de investimentos e as bacias de Sergipe e Alagoas, que é o que importa aqui para região da gente, com certeza, vão ter muitas oportunidades para a cadeia produtiva local. Vamos ter no Rio Grande do Norte, Ceará e Sergipe, já em 2024 também”, concluiu.

Ainda de acordo com Aragon, dentre as atividades de descomissionamento estão: Licenciamento Regulatório; Engenharia de Projetos; Planejamento e Gerenciamento; Mobilização de Embarcações; Tamponamento e Abandono de poços; Tamponamento de dutos; Preparação da plataforma para remoção; Remoção estrutural; Identificação de Áreas/Estaleiros para recebimento de estruturas; e Descontaminação, disposição de equipamentos e gestão de resíduos.

O evento contou também com a participação virtual de Mauro Destri, CEO da Destri Energy, para abordar as oportunidades no segmento de descomissionamento para a cadeia de Óleo e Gás. Em sua fala, Destri abordou o ciclo de vida E&P, além da legislação e investimentos ligados ao descomissionamento.

Originalmento postado em: https://ba.agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/descomissionamento-de-plataformas-e-oportunidades-para-a-cadeia-de-oleo-e-gas-e-tema-do-cafe-com-energia/