Sebrae aborda Impactos da agenda ESG para prestadores de serviços durante o 1º Café com Energia de 2023

A primeira edição do Café com Energia de 2023, encontro promovido pelo Sebrae Energia, recebeu representantes de empresas especializadas no segmento de Óleo e Gás na Bahia que são atendidos pela instituição para tratar dos “Impactos da agenda ESG na cadeia de valor dos prestadores de serviços dos segmentos industriais”, na manhã de quarta-feira (15), na Agência Sebrae Costa Azul.

Na ocasião, foram debatidos os temas de governança corporativa, mitigação de impactos ambientais e combate às injustiças sociais que, nos últimos anos, tornaram-se constantes nas agendas de conselhos e CEOs de grandes corporações. Agora, esses temas se aproximaram ainda mais das cadeias de valor dos pequenos e médios negócios que precisam desenvolver estratégias de sustentabilidade e ESG para estar alinhados às exigências dos clientes, fornecedores e parceiros comerciais.

“A gente percebeu nos últimos quatro Cafés de 2022, que já estávamos trazendo a questão da ESG muito forte. Ano passado, o Polo de Referência de Óleo e Gás Onshore participou da Cop-27, em Sharm El Sheikh, no Egito, justamente levando duas operadoras de petróleo, parceiras do nosso projeto, e também os trabalhos de parcerias que são em comunidades impactadas por essas operações no entorno do município de Alagoinhas. Esse foi um dos projetos que apresentamos no palco empreendedor do Sebrae, na Cop-27 e a gente começou a ver que esse tema está muito forte e trouxemos para o primeiro Café com Energia”, explicou a gestora estadual do Projeto Sebrae Energia e do Polo de Referência de Óleo e Gás Onshore, Aline Lôbo.

De acordo com o advogado e palestrante, Augusto Cruz, as pequenas empresas que atuam na cadeia de valor dos prestadores de serviços dos segmentos industriais vão ser pressionadas a estarem em conformidade com a agenda de sustentabilidade e de ESG por meio de três frentes: pelas grandes e médias empresas contratantes, pelos clientes, consumidores e empregados, e por fim, pela necessidade de salvar o planeta.

“Os pequenos negócios vão pressionados, primeiro, pelas grandes e médias empresas que os contratam para que eles evidenciem boas práticas sociais, ambientais e em relação às pessoas que eles contratam. Segundo, os seus clientes, consumidores e empregados querem que as empresas evidenciem boas práticas no campo social, ambiental, e até mesmo em relação a governança, como por exemplo, como ela lida com as questões relacionadas ao combate à corrupção. E ainda tem uma terceira pressão que é a necessidade de salvar o planeta. Temos a responsabilidade sobre o impacto que a gente causa na cidade, na comunidade, nas pessoas que estão à nossa volta, desde os nossos sócios até os nossos colaboradores e clientes”, destacou.

Marcus Seixas, diretor de operações da X Droner, empresa que trabalha com inspeção industrial e com topografia digital com o uso de drones, comentou sobre o primeiro Café com Energia e as expectativas para o ano de 2023. “Esse ano está começando muito bem com a abordagem de temas e com uma programação muito interessante, avaliou Marcus, que revelou que já está com expectativas para a feira que acontecerá em Salvador. “Estamos muito empolgados com essa feira [Bahia Oil & Gas] e vamos lá mostrar nosso trabalho”, finalizou.

Originalmente publicado em: https://ba.agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/atitude/sebrae-aborda-impactos-da-agenda-esg-para-prestadores-de-servicos-durante-o-1o-cafe-com-energia-de-2023/