Sebrae realiza primeiro Café com Energia de 2024

O projeto Sebrae Energia retomou a realização dos encontros do Café com Energia 2024, nesta quinta-feira (22). A 1ª edição trouxe como tema o “Cenário de Óleo e Gás na Bahia, Estratégias Comerciais e Agenda de Inovação para empresas fornecedoras”, na Agência Sebrae Costa Azul, com a presença do público especializado no segmento de Óleo, Gás e Energia atendido pela instituição.

Na abertura, a gestora estadual do projeto Sebrae Energia e do Polo de Referência de Óleo e Gás Onshore, Aline Lobo, deu as boas-vindas e comentou a programação do dia, além de indicar o motivo da escolha da temática do encontro.

“Em função da retomada da Petrobras com o ativo do Polo Terra Bahia, desde 2023, o mercado local ficou com muitas expectativas para o início das operações e sobre quais serão os investimentos da Petrobras nesse polo, além de querer conhecer o que virá de possibilidades de contratação, por isso já fizemos o convite para o nosso primeiro Café. As nossas duas apresentações também serão valiosas porque fazem parte do que a gente vem desenvolvendo de soluções do atendimento”.

Em sua fala, a gerente geral da Unidade Bahia da Petrobras, Marta Vieira Abrão, destacou que a ideia da participação no Café com Energia é para manter o diálogo aberto, além de trazer atualizações e mostrar para os presentes o que a Petrobras enxerga para Bahia, o Onshore e o Brasil.

“Olhando o propósito da Petrobras, hoje nós temos uma visão muito clara de ser uma empresa de energia que tem um compromisso com a sociedade de atuar de forma justa e, obviamente, com segurança. Olhando para a nossa atuação direta, temos o compromisso de estar em ativos rentáveis e de estar regionalizada por ser uma empresa Nacional do Brasil”, garantiu a gerente, acrescentando, ainda, que a energia no Brasil passa pelo óleo e gás de forma muito intensa.

De acordo com Marta, a atuação da Petrobras na Bahia se expande por um raio de 175km a partir de Salvador. O que envolve 21 concessões, mais de 300 empregados próprios e mais de 3.400 contratados, além de 44 instalações de produção, tudo isso para implantar a estratégia e otimizar a operação da estatal.

O consultor de mercado do Sebrae, Glauco Nader, foi responsável pela apresentação sobre Estratégia Comercial. Segundo ele, na Bahia, é importante entender o cenário de que hoje há um distanciamento no processo de contratação das grandes empresas entre o comprador e as empresas fornecedoras, desde a discussão do compliance. Nader reforça que a pandemia trouxe muito forte a atuação online, híbrida e os processos comerciais de contratação passaram a ser através de plataformas de suprimentos. “São várias plataformas e as empresas precisam se adaptar a essa nova modalidade de comercialização e de venda”, afirmou.

“Nessa nova forma de relacionamento comercial, que não é mais pessoal, a empresa lida com uma plataforma, o que é necessário adaptar todos os processos comerciais, a forma de comercializar para esse novo modelo. Na Bahia, as empresas já vivem isso no dia a dia, talvez o que falta é se adaptarem melhor a essa nova realidade nas práticas e rotinas comerciais”, pontuou.

A apresentação sobre Inovação foi feita pelo consultor de mercado do Sebrae, Antonio Batista, que ressaltou a necessidade de as empresas fornecedoras de bens e serviços colocarem a Inovação no centro da estratégia como forma de serem competitivas hoje e principalmente no futuro.

“Os clientes da indústria de óleo e gás e de outros segmentos cada vez mais vão exigir que as empresas tenham esse nível de maturidade de inovação. Então, esse é um ponto principal. Do ponto de vista de oportunidades, fizemos uma pesquisa que apresentou que é urgente a necessidade de se ter instrumentos de inovação para apoiar as empresas porque elas estão em um estágio que precisam de apoio para a implementação e o Sebrae é uma instituição que pode ajudar por ter vários instrumentos como o ALI e Sebraetec, que são canais para facilitar a entrada de inovação nessas empresas”, avaliou.

O consultor ainda reforça que, hoje em dia, as oportunidades para inovar são variadas. “Existem diversas tecnologias digitais, como a inteligência artificial, que pode ajudar a tratar dados e esses dados podem ajudar a agregar algum tipo de valor para o cliente. Tem muita tecnologia física também, como o drone, impressora 3D, e equipamentos de sensores para fazer a internet das coisas. Enfim, tem uma vasta possibilidade de incrementar e trazer a tecnologia para cumprir com dois papéis, o primeiro é de ajudar a otimização, eficiência e redução de custo, e o segundo papel é agregar valor ao produto ou serviço e, com isso, ter um diferencial no mercado”, concluiu.

Para finalizar o encontro, foi apresentada a Agenda de Inovação para as empresas fornecedoras presentes.

Originalmente publicado em: https://ba.agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/sebrae-realiza-primeiro-cafe-com-energia-de-2024/